top of page

Enfermeiros

 Somos uma equipe á sua disposição, competente, responsável, profissional, simpática, já com alguma experiência na prestação de cuidados de enfermagem  e em constante evolução. As  intervenções autónomas e interdependentes, são, por parte deste grupo de profissionais, inseridas num contexto de atuação multiprofissional e desempenhadas  no sentido da promoção da saúde, da prevenção da doença, da satisfação das necessidades humanas, da ajuda à vida ativa e da reintegração social.

 Por outro lado, apostamos na procura constante de uma melhoria do desempenho, reconhecendo a importância da formação ao longo da vida e da atualização do conhecimento científico, do saber/saber e do saber/fazer e incluem na sua prática diária um ideal de qualidade e excelência. Os enfermeiros do Centro Clinico de Chaves precisam de si para que fique completa a equação dos cuidados de enfermagem, onde as parcelas são a própria equipa e seus conhecimentos, a qualidade dos serviços prestados, e o resultado final será a satisfação do utente em relação aos cuidados recebidos.  

 É nosso compromisso atuar sempre tendo em vista o Código Deontológico, o Regulamento do Exercício da Profissão de Enfermagem (REPE), os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem e as Competências Definidas pelo Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, para o Enfermeiro de Cuidados Gerais .

 Desta forma, comprometemos-nos também a servi-lo acatando e cultivando todos os principios do respeito humano, cuidando de todos de forma igual, sob a égide dos Princípios desta grande Instituição que é a Cruz Vermelha.

Objetivos

  • Satisfação dos clientes:

Respeitando as suas capacidades, crenças e valores, procurando estabelecer empatia nas relações, efetuando um planeamento dos cuidados de acordo com as suas necessidades e preocupações, envolvendo a família ou outras pessoas no processo.

 

  • Promover a saúde:

Enquadrando os utentes numa vertente bio-psico-sócio-cultural; incentivando a promoção de estilos de vida saudáveis e fornecendo informação promotora de novas capacidades e competências.

 

  • Prevenir complicações:

Identificando os potenciais problemas do cliente, implementando e avaliando as intervenções técnica e cientificamente adequadas, com o objetivo de evitar ou minimizar os seus efeitos referenciando para outros profissionais de saúde situações para as quais não temos capacidade de intervenção.

 

  • Maximizar o bem-estar e o auto-cuidado:

Atravéz da identificação dos problemas do cliente, planear e executar cuidados e intervenções para os quais temos conhecimentos e estamos preparados para prescrever, avaliando continuamente essas intervenções para que resultem no aumento do bem-estar e nas atividades de vida nas quais o cliente é dependente.

 

Enfº Alberto Lebreiro

 

bottom of page